subir

Amonites e benfimonites



O meu estimado Eng. Manel num dos postes (correios) do seu brilhante blogue veio noticiar-nos que foram encontrados na zona de Portunhos - Cantanhede fósseis de amonites (esclarece-se que que as amonites eram animais marinhos planctónicos, que ocupavam o nicho ecológico das actuais lulas e vivia dentro de uma concha espiralada de natureza carbonatada, semelhante à dos nautilus actuais). Mostra aí alguns exemplares. Um deles, porém, porque de cor alaranjada, como ele mostra na imagem, diz ignorar a sua espécie e categoria.

Posso informar (digo informar porque fiz buscas e aturado estudo) o Sr. Eng. Manel e os seus leitores, que o bocado de pedra que se alega ter sido encontrada em Portunhos e que corre no seu blogue, é uma imitação tosca e versão comercial, do original que foi encontrado em 19 de Junho de 1946 na Pedreira - Aljuriça - Cadima.

Sobre o mesmo, os estudos concluem que este fóssil não e uma amonite, mas sim uma benfimonites, (ver a imagem acima) que ao contrário daquela, foi das poucas que na evolução da espécie sobreviveu, dando origem à águia que todo o mundo conhece.

Há, aliás, um clube de futebol em Portugal, que vai buscar o benfimonite como emblema e mostra o seu actual retrato vivo nos seus eventos desportivos.

Note-se, que do Jurássico Médio sobreviveu também outra espécie - o lagartimonite cujo espécime fóssil se mostra em baixo - que foi descoberta no Caloviano, zona de Gracilis - Cabo Mondego e deu origem ao moderno leão, hoje retratado no emblema dum clube de futebol da cidade da Figueira da Foz, entre outros.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você